Capitão Wagner ameaça vitória de Roberto Cláudio em eventual 2° turno, aponta pesquisa


Pesquisa aponta, para o 1º turno, Roberto Cláudio (32%), Capitão Wagner (24%) e Luizianne Lins (16%) (FOTO: Tribuna do Ceará)

Líder nas pesquisas de intenção de voto em Fortaleza, o atual prefeito Roberto Cláudio (PDT) pode ter a reeleição ameaçada caso seu opositor em eventual segundo turno seja o candidato do PR, Capitão Wagner. O cenário é resultado da pesquisa O POVO/Datafolha (CE-05460/2016) divulgada no sábado (10). Na simulação, Roberto Cláudio fica tecnicamente empatado com Capitão Wagner e vence a candidata do PT, Luizianne Lins.


A pesquisa foi realizada nos dias 8 e 9 de setembro, com 816 eleitores estratificados por sexo e idade em diversos bairros da Capital. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
O nível de confiança é de 95%.

Na simulação com todos os oito candidatos à Prefeitura, a pesquisa estimulada mostra crescimento de RC de 27% para 32% das intenções de voto. Seguido por Capitão Wagner, que passou de 20% para 24% das intenções; e Luizianne Lins, que caiu de 17% para 16%, ainda dentro da margem de erro.

Na sequência, aparecem Heitor Férrer (PSB) que passou de 9% para 8%, Ronaldo Martins (PRB), que caiu de 4% para 3%; e João Alfredo (Psol) que cresceu de 1% para 2%. Francisco Gonzaga (PSTU) somou 1%, e Tin Gomes (PHS) não pontuou nessa rodada.

Na pesquisa espontânea, Roberto Cláudio passa de 17% para 26%, Capitão Wagner sobe de 5% para 15% e Luizianne sai de 6% para 11%. Na briga por uma vaga em eventual segundo turno, o candidato do PR fica na frente da petista e tem melhor desempenho previsto em nova disputa com o atual prefeito.

A simulação sobre segundo turno considerou apenas os três candidatos mais bem posicionados no primeiro levantamento, realizado em agosto. Em cenário com Wagner, Roberto Cláudio ficaria tecnicamente empatado, com 42% contra 44% do candidato do PR, já que a margem de erro é de três pontos percentuais. Em disputa com Luizianne, Roberto Cláudio venceria com 53% contra 29% da ex-prefeita.

Atração

O levantamento mostrou que Capitão Wagner atrairia para sua candidatura a maioria dos votos de Luizianne no primeiro turno. O cenário não se repete, no entanto, quando a petista está na disputa. Enquanto 52% dos eleitores de Luizianne dizem migrar para Wagner, apenas 33% fariam o caminho inverso e apoiariam a petista contra RC.




Fonte Tribuna do Ceará

Ao se identificar seu comentário terá mais relevância.
EmoticonEmoticon